Menue

Peso ABC

A massa máxima em carga tecnicamente admissível (também: massa máxima em carga tecnicamente admissível) do veículo (por exemplo, 3.500 kg) é uma especificação de massa definida pelo fabricante que o veículo não deve exceder. Informações sobre a massa máxima em carga tecnicamente admissível do modelo que escolheu podem ser encontradas nos dados técnicos. Se o veículo exceder a massa total tecnicamente admissível na condução prática, esta é uma infracção administrativa que pode ser punida com uma multa.

A massa declarada em ordem de marcha é um valor padrão determinado no procedimento de aprovação de tipo. Devido às tolerâncias de fabrico, a massa real pesada em ordem de marcha pode desviar-se do valor indicado acima. Desvios de até ± 5% da massa em ordem de marcha são legalmente admissíveis e possíveis. Em termos simples, a massa em ordem de marcha é o veículo de base com equipamento padrão mais um peso fixo legal de 75 kg para o condutor. Isto inclui essencialmente os seguintes itens:

  • o peso sem carga do veículo, incluindo a carroçaria, incluindo fluidos operacionais tais como massas lubrificantes, óleos e líquidos de refrigeração
  • o equipamento padrão, ou seja, todos os itens de equipamento que estão incluídos como equipamento de série no âmbito de fornecimento de fábrica
  • o depósito de água doce cheio a 100 % no modo de condução (enchimento de acordo com as especificações do fabricante; 20 litros) e uma garrafa de gás de alumínio cheia a 100 % com um peso de 16 kg
  • o depósito de combustível, que está 90 % cheio, incluindo o combustível
  • o condutor, cujo peso - independentemente do peso real - é avaliado a uma taxa fixa de 75 kg, de acordo com a legislação da UE.

A massa especificada pelo fabricante para equipamento opcional é um valor fixado por Dethleffs por planta para a massa máxima de equipamento opcional que pode ser encomendado. Este limite destina-se a assegurar que a carga útil mínima, ou seja, a massa gratuita legalmente prescrita para bagagem e acessórios adaptados, esteja efetivamente disponível para a carga útil nos veículos entregues pela Dethleffs.

A massa dos passageiros será uma taxa fixa de 75 kg para cada lugar fornecido pelo fabricante, independentemente do peso real dos passageiros. A massa do condutor já está incluída na massa em ordem de marcha (ver n.º 2 acima) e, portanto, não está novamente incluída. No caso de uma autocaravana com quatro lugares aprovados, a massa dos passageiros é portanto 3 * 75 kg = 225 kg.

"Os regulamentos da UE estipulam uma carga útil mínima fixa para autocaravanas, que deve permanecer pelo menos para a bagagem ou outros acessórios não instalados na fábrica. Esta carga útil mínima é calculada da seguinte forma: 10 * (n + L).

Onde: ""n"" = número máximo de passageiros mais o condutor e ""L"" = comprimento total do veículo em metros.

Para uma autocaravana com um comprimento de 6 m e 4 lugares aprovados, a carga útil mínima é portanto, por exemplo, 10 kg * (4 + 6) = 100 kg."

O peso adicional de equipamento e embalagens opcionais aumenta a massa real do veículo (= massa em ordem de marcha mais equipamento opcional selecionado) e reduz a carga útil. O valor indicado mostra o peso adicional em comparação com o equipamento padrão da respetiva planta baixa. O peso total dos pacotes selecionados e do equipamento opcional não deve exceder a massa especificada pelo fabricante para o equipamento opcional.

O Vario-Seat é um 5. assento opcional deve ser considerado como um assento regular ao calcular a carga útil mínima e a massa dos passageiros. Para que possa obter o 5. assento, é necessário assegurar que a carga útil mínima seja mantida e que todos os outros valores legais de massa sejam cumpridos. Por favor, contate os nossos parceiros comerciais para informações detalhadas.

A fim de o informar da melhor forma e da forma mais transparente possível sobre os pesos nos nossos documentos de vendas (impressos e digitais), seguimos geralmente a terminologia prevista por lei. Desde 06.07.2022, estas foram estabelecidas em particular no Regulamento de Execução (UE) 2021/535 (anteriormente: Regulamento (UE) n.º 1230/2012). O Regulamento de Execução (UE) 2021/535 é disponibilizado online nos vários idiomas da UE: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/DE/ALL/?uri=CELEX:32021R0535